Um novo vídeo clandestino, gravado por desconhecidos, após a execução de Saddam Hussein, mostra o corpo do antigo ditador numa maca, com uma enorme ferida na zona do pescoço, aparentemente provocada pela corda com que foi enforcado.
As imagens, ao que tudo indica gravadas com um telemóvel, e colocadas a circular na internet, terão sido gravadas poucos minutos depois da execução do antigo ditador, e mostram o seu corpo deitado numa maca, coberto por um lençol branco. O autor das imagens aproxima-se desta e levanta o lençol, mostrando o pescoço grotescamente torcido e esfacelado de Saddam Hussein e o seu rosto salpicado por algumas gotas de sangue.
Alguns apoiantes de Saddam apressaram-se a denunciar que as marcas provam que o corpo de Saddam terá sido alvo de agressões após a morte, mas fontes iraquianas asseguram de que se tratam de ferimentos naturais, provocados pela corda com que o ditador foi enforcado.
A autoria do vídeo é desconhecida, mas tudo indica que estiveram envolvidas, pelo menos, duas pessoas, uma das quais passa a duração do vídeo – 27 segundos – a exortar a outra, que segura a câmara, a ‘despachar-se’.
Este é, recorde-se, o segundo vídeo ‘pirata’ da execução de Saddam Hussein. O primeiro, divulgado logo após a sua morte, mostra o ex-ditador a ser insultado por alguns dos presentes. O governo iraquiano abriu uma investigação para apurar quem gravou as imagens e identificar os autores dos insultos, um dos quais foi ontem formalmente acusado. A sua identidade não foi revelada.
MAIS DE 50 MORTOS
Forças iraquianas e norte-americanas, apoiadas por helicópteros de combate, lançaram ontem uma nova ofensiva contra os grupos armados na capital iraquiana, matando, pelo menos, 50 guerrilheiros. Também ontem, um trabalhador iraquiano da UNICEF foi morto em Bagdad por desconhecidos.
IMITAÇÕES DA EXECUÇÃO NÃO PARAM
Depois de Saddam Hussein ter sido enforcado, não têm parado de ocorrer as mais variadas ‘réplicas’ à morte do deposto ditador iraquiano. O último caso foi o de um menino argelino, de 12 anos, encontrado morto na extremidade de uma corda, após ter sido enforcado numa árvore por amigos durante um mal-sucedido jogo que visava imitar a execução da ‘Raposa de Tikrit’.
Até ontem, havia registo de, pelo menos, oito pessoas mortas depois de terem tentado imitar, de alguma forma, o modo como o antigo presidente do Iraque morreu. Com efeito, nada menos de sete crianças e adolescentes, além de um adulto, perderam a vida em várias partes do Mundo – vários deles no continente asiático –, depois de terem decidido levar à prática a imitação do enforcamento de Saddam, o qual foi transmitido por várias televisões.
QUEDA DE AVIÃO FAZ 31 MORTOS
Um avião, proveniente da Turquia, com 35 pessoas a bordo, despenhou-se ontem perto de Balad – 80 quilómetros a norte da capital iraquiana, Bagdad –, tendo morrido, pelo menos, 31 pessoas, na sua maioria de nacionalidade turca.
A queda do aparelho, um Antonov-26, que transportava três dezenas de trabalhadores da construção civil, ocorreu debaixo de um denso nevoeiro, quando se preparava para efectuar a aterragem. O número de vítimas mortais oscilava ontem de acordo com as diversas fontes contactadas, tendo chegado a ser avançada a informação de que terão morrido 32 pessoas.
Ao que parece, o Antonov transportava 29 passageiros turcos e um norte-americano, sendo a tripulação constituída por um russo, um ucraniano e três moldavos. Além das vítimas mortais, pelo menos dois dos ocupantes da aeronave, que havia descolado da cidade turca de Adana, terão ficado feridos. Refira-se que o Antonov pertencia a uma companhia aérea moldava e os trabalhadores da construção civil que seguiam a bordo do aparelho eram, todos eles, funcionários de uma empresa turca.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.