page view

O mergulho mais profundo de sempre

Mergulhou a 332 metros de profundidade no Mar Vermelho.

20 de setembro de 2014 às 16:14

O egípcio Ahmed Gamal Gabr quebrou o recorde mundial de mergulho mais profundo de sempre, no Mar Vermelho, de acordo com um comunicado do Livro de Recordes do Guinness.

Gabr é membro das forças especiais e conseguiu descer a 332,35 metros de profundidade em 12 minutos, mas demorou quase 15 horas a regressar à superfície sem qualquer lesão.

O recorde foi alcançado na quinta-feira, no complexo de mergulho do Mar Vermelho, em Dahab, superando a antiga marca de 318 metros do sul-africano Nuno Gomez, em 2005.

Foi precisa uma equipa de médicos hiperbáricos e especialistas em mergulho para ajudarem Gabr a ser bem sucedido. Criaram-se mesas de descompressão e mais de 60 tanques diferentes de mergulho com diversas substâncias para manter o egípcio vivo no regresso à superfície.

O tenente-coronel de 41 anos treinou durante quatro anos, pois os riscos para a saúde eram enormes. Àquela profundidade a pressão atinge os 35 quilos por centímetro quadrado, tornando-se extremamente perigosa para o sistema neurológico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8