Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Novo sismo no Nepal

Sismo de magnitude 7,3 matou pelo menos 42 pessoas.
12 de Maio de 2015 às 08:36
Pelo menos quatro pessoas morreram num novo sismo de intensidade 7.4 que atingiu o Nepal esta manhã. Há também registo de vários feridos e o aeroporto da capital, Katmandu, foi encerrado. A terra tremeu durante cerca de dois minutos.

Um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter sacudiu esta terça-feira o Nepal, revelou o observatório norte-americano que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo. Morreram pelo menos 42 pessoas, no Nepal e na Índia, e mais de mil ficaram feridas depois do sismo. Terramoto também foi sentido na Índia. 

Foram sentidas duas réplicas com magnitude de 5,6 e 6,3 na escala de Richter. O sismo a 25 de abril provocou mais de oito mil mortos.

16h15: Um casal de portugueses que está no Nepal há mais de um mês, e que permaneceu no país voluntariamente para ajudar a reconstruir algumas aldeias, disse esta terça-feira ter vivido novos momentos de pânico.

14h12: A última atualização dá conta de 42 mortos, segundo a Sky News.

12h10: O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse que não tem conhecimento de problemas com os portugueses que estão no Nepal. "Para já, como lhe digo, não há conhecimento de qualquer problema (com os portugueses que estão no Nepal)", declarou José Cesário à Lusa.

11h59: A última atualização dá conta de 19 mortos e pelo menos 981 feridos.

10h29: Sismo levou ao encerramento do aeroporto da capital, Katmandu, segundo as Nações Unidas.

10h16: O presidente da AMI disse esta terça-feira à Lusa que a equipa de quatro elementos que permanece em Katmandu "está bem", apesar de ter "sentido fortemente o sismo de 7,3 que abalou o Nepal esta manhã.

08h30: De acordo com a agência espanhola EFE, a zona onde ocorreu o sismo desta terça-feira é a que foi mais afetada pelo sismo de magnitude 7,8 ocorrido a 25 de abril e que provocou mais de sete mil mortos.

Um correspondente da agência France-Presse reportou que os abalos foram sentidos durante cerca de um minuto na capital nepalesa, Katmandu, onde se ouviram sirenes pouco depois, embora se desconheça ainda a existência de vítimas.

O sismo mais forte também sentido em Nova Deli, a cerca de mil quilómetros do epicentro, com a agência noticiosa francesa (AFP) a indicar que vários edifícios de escritórios foram evacuados na capital da Índia.

Outras cidades do norte da Índia também foram afetadas, incluindo Bihar, onde imagens de televisão mostraram os residentes nas ruas.

O sismo de 25 de abril no Nepal provocou cerca de 100 mortos na Índia.

Nepal sismo terramoto matou novo balanço Índia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)