Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

NOVOS CASOS DE FEBRE DE DENGUE EM MACAU

O Centro de Prevenção e Controlo da Doença (CPCD) de Macau anunciou mais três casos de febre de Dengue nas últimas 48 horas, após seis dias sem ocorrências. Estes dois casos elevam para 27 o número de registos desde que reapareceu este surto.
14 de Novembro de 2003 às 12:49
Os dois pacientes diagnosticados com Febre de Dengue são um rapaz e uma rapariga, ambos de 17 anos. O primeiro trabalha na Freguesia de S. Lázaro, onde foi diagnosticado o primeiro foco da infecção, e o segundo doente diz não ter estado em contacto com aquela Freguesia.
Logo que se suspeitou deste segundo caso, o CPCD cercou o foco de infecção numa área de 200 metros em redor da sua residência. Apesar dos familiares da paciente não apresentarem os sintomas habituais de febre de Dengue, os Serviços de Saúde iniciaram a desinfestação radical da área.
Apesar de se registar um arrefecimento das temperaturas, os Serviços de Saúde de Macau alertam para o facto de os mosquitos “Aedes Albopictus” actuarem numa uma temperatura acima dos 18º graus, querendo isso dizer que é possível aparecerem novos casos da doença. Por isso, apelaram a todos os cidadão para terem cuidado e evitarem águas estagnadas tentando tomar medidas de protecção, para que possam prevenir a difusão da doença.
Até ao momento já se registaram 27 casos de Febre de Dengue em Macau, sendo que um dos doentes ainda continua internado, sem manifestação Hemorrágica de Dengue, na unidade de saúde local. O CPCD anunciou que ainda não se registou qualquer caso esta sexta-feira.O último caso de febre de Dengue registada em Macau ocorreu entre Agosto e Dezembro de 2001, tendo 1.418 pessoas sido infectadas.
VISITA DE COMANDANTE-GERAL DA GNR
Carlos Mourato Nunes, comandante-geral da Guarda Nacional Republicana portuguesa, chega a Macau no próximo domingo, para uma visita no âmbito dos protoclos de cooperação assinados entre Portugal e Macau.
O comandante-geral visita Macau a convite do comandante-geral dos Serviços de Polícia Unitários. A visita às instalações da Polícia Judiciária, da Polícia de Segurança Pública e da Escola Superior das Forças Armadas e Serviços de Alfândega será uma das prioridades de Carlos Mourato Nunes enquanto se encontrar no país.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)