Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Novos surtos causam alarme em Espanha

Situação está “descontrolada” na região de Aragão.
Ricardo Ramos 7 de Agosto de 2020 às 09:35
Aranda do Douro, com 32 mil habitantes e 16 focos ativos, foi isolada
Aranda do Douro, com 32 mil habitantes e 16 focos ativos, foi isolada FOTO: EPA
A multiplicação de novos surtos de Covid-19 está a causar alarme em Espanha, que registou esta terça-feira o número mais elevado de novos casos desde o levantamento do confinamento, com 1772.

Aragão e País Basco são as regiões que estão a causar maior preocupação. No primeiro caso, as autoridades consideram que a propagação do vírus está "descontrolada", com o número de casos a multiplicar-se por 10 em três semanas. Aragão era esta quinta-feira a região europeia com maior incidência de novos casos, 567 por 100 mil habitantes, muito à frente da média do resto do país, de 72 casos por 100 mil pessoas.

No País Basco, onde esta quinta-feira foram registados 338 novos casos, as autoridades falam já numa "segunda vaga" e alertam para os comportamentos de risco, principalmente entre os jovens. Foi ainda ordenada uma cerca sanitária em Aranda do Douro (Burgos), que tem 16 focos ativos.

Facebook remove publicação de Trump
O Facebook removeu pela primeira vez uma publicação do presidente norte-americano Donald Trump, por conter "desinformação" sobre o novo coronavírus. Em causa está um vídeo em que Trump afirma, durante uma entrevista à Fox News, que as crianças "são quase imunes" à Covid-19 . A mesma publicação do presidente foi também removida pelo Twitter e pelo YouTube.

PORMENORES
Vacina em novembro
O presidente Donald Trump mostrou-se esta quinta-feira confiante na possibilidade de existir uma vacina contra a Covid-19 "antes das eleições Presidenciais", marcadas para 3 de novembro.

Eslováquia bate recorde
A Eslováquia, um dos países europeus mais bem-sucedidos na luta contra a Covid-19, registou esta quinta-feira o maior número de casos num só dia desde abril, com 63 novas infeções. Número de casos está a subir desde junho.

Alerta na Alemanha
A Alemanha voltou esta semana a ultrapassar a barreira dos mil casos diários, o que acontece pela primeira vez desde maio, levando as autoridades a impor testes obrigatórios a todos os viajantes que regressam de países de risco.

Hospital em estádio
O Vietname vai transformar o estádio de Danang num hospital improvisado para acolher doentes com Covid-19, após um surto local com mais de 200 casos.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Facebook Espanha Covid-19 Aragão País Basco Donald Trump Eslováquia Alemanha política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)