Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Novos ténis vão indicar o caminho

Inovação não é bem vista por especialistas de exploração.
13 de Abril de 2014 às 14:56
Os novos sapatos comunicam com o telemóvel para definir e indicar rotas ou até contar calorias
Os novos sapatos comunicam com o telemóvel para definir e indicar rotas ou até contar calorias FOTO: D.R.

Os dias em que olhava para o mapa vão acabar. Os novos sapatos 'Lechal' estão equipados com um sistema que lhe indica que caminho deve seguir .

Chegando a um cruzamento, um dos sapatos vai vibrar, informando para que lado se deve ir, de acordo com a rota estabelecida. Para além disso, o sistema conta os passos dados e calorias perdidas, podendo ser programado de acordo com as calorias que a pessoa pretende perder. Os sapatos avisam também em caso de passar por algum ponto de interesse. Isto tudo através duma ligação bluetooth com o telemóvel.

Esta inovação vai estar disponível em junho, podendo ser adquirido apenas sistema (sem o sapato) que pode ser colocado em qualquer tipo de calçado.

Um dos inventores da tecnologia pensa que a mesma pode ser bastante útil para os invisuais, que poderão adquiri-la por um preço mais barato, sendo o restante custo subsidiado pelas restantes vendas dos sapatos.

Apesar das já 3 mil encomendas, estes sapatos não convencem toda a gente. Alguns especialistas da área da exploração afirmam que esta tecnologia é mais um retrocesso para a aprendizagem das pessoas, pois cada vez menos se terão de preocupar em aprender a ler um mapa.

inovação calçado telemóvel
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)