page view

Número de execuções no Irão duplica face ao ano passado

Só este ano, e até ao início de dezembro, foram cerca de 1.500 pessoas, de acordo com números disponibilizados pelo grupo Iran Human Rights.

28 de dezembro de 2025 às 16:32

O número de execuções no Irão em 2025 terá dobrado em relação ao ano pasasado. A revelação é do 'Iran Human Rights' (IHR), citado pela BBC.

A organização de direitos humanos, com sede na Noruega, disse à BBC que confirmou pelo menos 1.500 execuções até o início de dezembro, acrescentando que muitas outras ocorreram desde então.

No ano passado, a IHR conseguiu verificar 975 execuções, embora o número exato nunca seja totalmente claro, já que as autoridades iranianas não divulgam dados oficiais.

A análise mostra um aumento anual significativo, e os números coincidem com os fornecidos por outros grupos que fazem a mesma monotorização.

O número de execuções já estava a subir antes das manifestações em massa que eclodiram em todo o país em 2022, após a morte de Mahsa Amini . A jovem curda, de 22 anos, foi detida pela polícia da moralidade em Teerão por supostamente usar o véu "de forma inadequada".

Este movimento de protesto representou o maior desafio à legitimidade da liderança do Irão em muitos anos.

Em resposta, as autoridades intensificaram o ritmo das execuções, passando de cerca de 520 em 2022 para 832 no ano seguinte, segundo dados verificados pelo IHR. Em 2024 foram 975.

Houve algumas execuções de manifestantes ou supostos espiões, mas 99% dos executados foram por homicídio ou crimes relacionados com droga.

Ativistas afirmam que a taxa de execuções no Irão aumenta quando o regime se sente ameaçado e que o objetivo é impedir a oposição interna, instigando o medo na população.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8