Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

NUS DA REALEZA DESAPARECEM

Um conjunto de fotografias e ficheiros "extremamente embaraçosos" para a família real britânica desapareceu de um apartamento em Moscovo no momento em que estavam prestes a ser revelados à Imprensa. Os ficheiros, que foram recolhidos pelo KGB durante a Guerra Fria, incluiam fotos sexualmente explícitas de membros da família real britânica.
25 de Junho de 2003 às 00:00
O escândalo eclodiu no dia da chegada a Londres de Vladimir Putin
O escândalo eclodiu no dia da chegada a Londres de Vladimir Putin FOTO: Nicolas Asfouri/AFP
O escândalo, noticiado pelo jornal "Daily Express", rebentou no mesmo dia em que o presidente russo Vladimir Putin chegou a Londres para uma visita oficial de três dias.
Segundo aquele diário, um ex- -agente do KGB teve acesso aos comprometedores ficheiros após a queda do comunismo e guardou-os num "apartamento seguro" em Moscovo. Quase uma década depois, preparava- -se para torná-los públicos, quando elementos dos serviços secretos russos (FSB) entraram em sua casa e confiscaram tudo. Entre os documentos encontram-se fotografias de membros da família real em actos sexuais, incluindo a famosa foto do "homem sem cabeça", em que se vê a falecida duquesa de Argyll ajoelhada ao lado das partes íntimas de um homem não identificado.
Pompa e circunstância
A notícia foi publicada no mesmo dia em que o presidente russo Vladimir Putin chegou a Londres para uma visita oficial de três dias - a primeira de um líder russo em mais de 130 anos. Isabel II e Putin desfilaram ontem pelas ruas de Londres numa carruagem aberta, saudados pela multidão. Refira-se que Putin ficará alojado no Palácio de Buckingham.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)