Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

O futuro de Leonor

A pequena infanta Leonor, filha de Letizia Ortiz e do príncipe Felipe, de Espanha, é hoje apresentada oficialmente aos espanhóis, mas o furor que causou desde o nascimento, a 31 de Outubro, não só leva todos a olhá-la como futura rainha mas também a especular sobre o mundo em que viverá quando atingir a idade adulta.
7 de Novembro de 2005 às 00:00
Letizia apresenta hoje a filha
Letizia apresenta hoje a filha FOTO: Manuel Ruiz Toribo, Epa
O jornal ‘El País’, por exemplo, dedicou toda uma página da sua edição de domingo a um artigo digno de um episódio da série ‘Twilight Zone’. O cronista escreve como quem vive em 2023, ano em que Leonor atingirá a maioridade. O mundo daqui a 18 anos é descrito com pormenores sociais e políticos baseados em especulações de alguns dos mais reputados politólogos actuais, e a educação da princesa é pintada sobre esse fundo.
A União Europeia (UE) descartou a fracassada Constituição, a Turquia foi finalmente aceite no ‘clube’ europeu e Leonor, cuja educação é especialmente centrada na aprendizagem de línguas, fala árabe com fluência, pois em Espanha essa língua é tão falada como o basco, o galego ou o catalão, línguas que também domina. A princesa pondera ainda aprender chinês, pois a China é uma potência política e cultural.
Ninguém sabe se Osama bin Laden morreu, mas continua a ser uma referência para uma minoria de radicais islâmicos. O sistema democrático vigora no Ocidente, mas fracassou em quase todo o resto do mundo.
Curioso, no meio de tão bem informada e divertida antecipação política, é o facto de nunca ser referido o tipo de país em que reinará Leonor. Será ainda, em 2023, um Estado uno, ou uma federação de estados independentes? E será Leonor rainha dos bascos e catalães ?
Tudo pode ser, mas uma coisa é certa: com uma semana de vida, Leonor não pensa certamente na maioridade ou na coroa. Entre refeições, sonos reparadores e choros, faz pela vida, e deixa aos outros as preocupações com o futuro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)