Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

O PAÍS JÁ ESTÁ EM MUDANÇA

O capitão Silvério, comandante do contingente da GNR no Iraque, afirmou ao Correio da Manhã que a transferência de poderes abre caminho a uma maior colaboração de outros países árabes na reconstrução do Iraque.
29 de Junho de 2004 às 00:00
As mudanças para melhor são, em sua opinião, já bem visíveis em Nassíria, cidade na segurança da qual colabora o contingente português. “A cidade está irreconhecível. As ruas estão limpas, os muros estão pintados... e a população dirige-se à Polícia com mais frequência para denunciar indivíduos estranhos, por exemplo”, afirmou o capitão Silvério, salientando que tudo isto são sinais claros de mudança para melhor, e permitem antecipar a continuidade de uma evolução positiva.
Sobre a antecipação da transferência de poderes, afirmou que se deveu claramente a razões de segurança. A preocupação com a segurança pautou, aliás, medidas idênticas tomadas em Nassíria, nomeadamente na inauguração de novas estruturas. O capitão Silvério referiu ainda que nas últimas semanas também os representantes civis da coligação em Nassíria foram substituídos. Caso da governadora Bárbara Contini, que cedeu o seu cargo a Muhammad Sabri Hamid al-Rumayad, já empossado.
Saliente-se que o ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, anunciou ontem que o governo está a reavaliar a presença das forças da GNR no Iraque. O ministro salientou, no entanto, que Portugal vai manter-se “ao lado da comunidade internacional e, sobretudo, da ONU”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)