Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Luaty acusa presidente de Angola

Ativistas acusados de rebelião começaram a ser julgados.
Isabel Faria 17 de Novembro de 2015 às 09:01
Um total de 17 ativistas angolanos começaram a ser julgados esta segunda-feira no Tribunal de Benfica. Entre eles está Luaty Beirão (foto pequena), que esteve 36 dias em greve de fome
Um total de 17 ativistas angolanos começaram a ser julgados esta segunda-feira no Tribunal de Benfica. Entre eles está Luaty Beirão (foto pequena), que esteve 36 dias em greve de fome FOTO: Paulo Julião/Lusa

"Vai acontecer o que o José Eduardo [presidente de Angola] decidir. Tudo aqui é um teatro, a gente conhece e sabe bem como funciona [o julgamento]", garantiu esta segunda-feira à Lusa o ativista Luaty Beirão.

O luso-angolano falou durante uma pausa do julgamento que se iniciou esta segunda-feira em Luanda e em que é acusado, a par de outros 16 ativistas, de rebelião e tentativa de atentado contra o presidente de Angola.

Luaty Beirão, que chamou a atenção da comunidade internacional com uma greve de fome em protesto pelo excesso de prisão preventiva aplicada a 15 dos 17 arguidos, frisou ainda que todos estão "mentalizados para a condenação".

"Por mais argumentos que se esgrimam aqui e por mais que fique difícil de provar esta fantochada, se assim se decidir seremos condenados", afirmou.

O início do julgamento, que decorre no Tribunal de Benfica, em Luanda, ficou marcado pela queixa das famílias por ter sido limitada a entrada de "dois familiares para cada um dos 17 réus".

No exterior do edifício, que durante todo o dia esteve rodeado de forte contingente policial, dezenas de pessoas pediram um "julgamento justo". "Vamos tentar, mas não temos muita esperança. Provavelmente vão ser condenados por uma coisa que não fizeram. Eles estão tranquilos e calmos", disse Elsa Caholo, irmã de um dos réus.

Entre os 17 acusados há estudantes, professores, engenheiros, jornalistas e um militar. Alguns apresentaram-se descalços, frisando: "Desde a detenção não nos foram atribuídos sapatos."
José Eduardo dos Santos Angola Luaty Beirão Luanda Tribunal de Benfica Elsa Caholo julgamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)