Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Obama ameaça repetir vitórias

Barack Obama venceu as cinco primárias do fim-de-semana e, pela primeira vez desde o início da corrida à Casa Branca, ultrapassou a rival Hillary Clinton em número de delegados eleitos.
12 de Fevereiro de 2008 às 00:30
O bom momento do senador do Illinois permite antecipar novos triunfos nas votações de hoje. Numa reacção reveladora dos problemas que afectam a sua campanha, Hillary substituiu ontem, pouco antes da confirmação da derrota no Maine, a directora de campanha, Patti Solis Doyle, amiga e colaboradora que a levou à vitória nas eleições para o Senado, em 2000 e 2006. Uma nova onda de triunfos hoje em Washington D.C., Virginia e Maryland, prevista pelas sondagens, pode significar para Obama a confirmação de um favoritismo capaz de gerar um efeito dominó nos estados que ainda não votaram para a nomeação do candidato democrata.
No sentido de minorar o efeito negativo da demissão de Doyle, Hillary veio a público agradecer “o trabalho extraordinário” da colaboradora, que “deixou a nomeação ao alcance”. Mas as palavras não escondem a preocupação da ex-primeira-dama, que terá de apostar tudo em Ohio e Texas, estados que votam em Março e que tem de vencer se quiser manter viva a esperança de triunfar.
Entretanto, na corrida republicana o líder destacado, John McCain, viu ontem a sua vitória no estado de Washington disputada pelo rival Mike Huckabee. O pregador baptista alega que os resultados foram divulgados sem terem sido contados todos os votos. Huckabee, mesmo que arrecade hoje os 119 delegados em disputa, ficará ainda a cerca de 400 de McCain.
O VENCEDOR ANUNCIADO
O apoio da comu-nidade negra a Obama pode ser decisivo uma vez mais, pois as regiões que vão a votos hoje têm uma percentagem de população negra superior à média nacional.
FIDEL ATACA JOHN MCCAIN
Fidel Castro acusou o candidato republicano John McCain de mentir quando disse que cubanos torturaram presos dos EUA no Vietname.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)