Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Obama: “Como Presidente aceito a responsabilidade disto”

O presidente norte-americano assumiu esta quarta-feira a responsabilidade pelos resultados das eleições intercalares norte-americanas, que deram várias conquistas ao Partido Republicano, acabando com a maioria democrata na Câmara dos Representantes, mas não no Senado.
3 de Novembro de 2010 às 18:39
Obama assumiu a derrota pesada e não escondeu a desilusão
Obama assumiu a derrota pesada e não escondeu a desilusão FOTO: Reuters

“Como Presidente, aceito a responsabilidade disto”, disse Barack Obama na Casa Branca. Mais: o político reconheceu que o resultado mostra que “as pessoas estão profundamente frustradas com o ritmo da economia”.

“Não conseguimos o progresso necessário”, acrescentou, considerando que os norte-americanos pretendem um mercado de trabalho mais célere e que “consigam dar aos seus filhos as mesmas oportunidades que tiveram”.

Com um ar visivelmente abatido e cansado, Obama reconheceu a derrota dura e explicou que agora lhe cabe a capacidade de diálogo com os republicanos e a aposta central nos problemas da economia.

“Certamente que esta foi uma noite longa para vocês, também o foi para mim. Ficamos mais orgulhosos de algumas noites eleitorais do que de outras, mas todas as eleições nos lembram que, na nossa democracia, o poder recai sobre o povo”, sustentou.

obama EUA eleições derrota republicanos democratas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)