Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Obama: "Cuidados de saúde são dever moral"

O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou que os Estados Unidos da América, sendo a primeira potência económica mundial, têm o dever moral de proporcionar a todos os cidadãos americanos os cuidados de saúde básicos.
20 de Agosto de 2009 às 11:38
Obama luta por novo plano de saúde
Obama luta por novo plano de saúde FOTO: d.r.

Numa videoconferência com os líderes do Conselho Nacional de Igrejas Americanas, Obama defendeu a necessidade de introduzir reformas do sistema de saúde norte-americano e qualificou de “obrigação moral” a cobertura médica universal.

A iniciativa de realizar a teleconferência com os responsáveis  religiosos protestantes, católicos e judeus faz parte da campanha da Casa Branca, para convencer o Congresso e a opinião pública da urgência de aprovar um plano que melhore a quantidade e qualidade da cobertura médica no país para os 46 milhões de norte-americanos que actualmente não são abrangidos por seguros de saúde. 

'Acho que ninguém nos Estados Unidos deve ser privado de cuidados básicos de saúde só por não ter um seguro de saúde. E ninguém deve ficar à beira da ruína financeira porque uma seguradora negou qualquer cobertura', salientou Barack Obama.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)