Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Obama diz que G8 está unido na negociação com Irão

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado que os líderes do G8 estão "unidos" na abordagem às negociações com o Irão o programa nuclear do país.
19 de Maio de 2012 às 16:17
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado que os líderes do G8 estão "unidos" na abordagem às negociações com o Irão o programa nuclear do país
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado que os líderes do G8 estão 'unidos' na abordagem às negociações com o Irão o programa nuclear do país FOTO: Reuters

"Estamos unidos na nossa abordagem com o Irão", disse Obama, advertindo todavia sobre a "grande preocupação" com as reais intenções do programa em questão, que muitos temem ter intuitos bélicos.

O director-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Yukiya Amano, desloca-se na segunda-feira a Teerão para discutir o programa nuclear iraniano.

Amano, que estará acompanhado pelo chefe dos inspectores da AIEA, Herman Nackaerts, vai encontrar-se com o chefe dos negociadores do Irão, Said Jalili, adiantou.

Grande parte da comunidade internacional suspeita que o Irão está a tentar obter a arma atómica a pretexto do seu programa nuclear civil, o que é desmentido por Teerão.

Em Novembro, a AIEA divulgou um relatório, o mais crítico em oito anos de investigação, onde indicava que o Irão tinha estado a trabalhar no desenvolvimento de armas nucleares até 2003.

obama g8 irão programa nuclear aiea
Ver comentários