Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Obama e McCain mais próximos

Uma sondagem de um instituto independente, o Centro de Estratégias Rurais, sediado em Whiteburg, no Kentucky, parece ‘reabrir’ as hostilidades na corrida para as presidenciais norte-americanas, colocando praticamente empatados os candidatos democrata, Barack Obama, e republicano, John McCain, em 13 estados rurais da América.
24 de Outubro de 2008 às 00:30
O candidato democrata Barack Obama
O candidato democrata Barack Obama FOTO: Gary Hershorn/Reuters

Ao senador do Illinois é atribuído 46 por cento das intenções de voto e ao seu opositor 45. O estudo foi realizado entre os dias 5 e 21 deste mês, tendo sido inquiridos 841 potenciais eleitores dos chamados ‘swing states’ (estados-chave), nomeadamente os de New Hampshire, da Pensilvânia, Ohio, Michigan, Wisconsin, Florida, entre muitos outros.

Recorde-se que quase 20 por cento dos norte-americanos vivem em áreas rurais – um eleitorado considerado bastante conservador, quer no que diz respeito a questões sociais quer fiscais.

Ainda ontem, duas outras sondagens revelavam resultados no mínimo ambíguos. Segundo a Reuters/C-Span/ Zogby, Obama lidera com 12% de avanço sobre McCain. No entanto, num outro estudo, da Associated Press-GFK, o senador democrata lidera apenas com um ponto percentual, detendo 44% das intenções de voto contra 43 de McCain, o que representa um empate técnico.

Ver comentários