Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Obama e Medvedev definem colaboração na defesa antimíssil

O presidente norte-americano, Barack Obama, e o seu homólogo russo, Dmitri Medvedev, comprometeram-se hoje a colaborar para resolver as divergências sobre defesa antimíssil na Europa.

26 de Maio de 2011 às 19:53
Barack Obama
Barack Obama FOTO: d.r.

Os dois líderes reuniram-se durante hora e meia em Deauville à margem  da cimeira do G8 (Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França, Itália,  Japão, Canadá e Alemanha). 

"Estamos comprometidos a colaborar para chegar a um acordo e a uma configuração  consistente com as necessidades de segurança nos dois países (...) que mantenha  um equilíbrio estratégico e enfrente potenciais ameaças", disse o presidente  dos Estados Unidos após o encontro.

Por sua vez, o líder russo admitiu que o diferendo poderá não ficar  completamente resolvido até 2020, mas que podem ser lançadas as bases para  que "outros políticos" consigam resolvê-lo. 

O encontro de Obama com Medvedev teve lugar imediatamente antes da cimeira  do G8 que decorre até sexta-feira.

Obama chegou hoje a Deauville vindo de Londres e parte na sexta-feira  para Varsóvia, no âmbito de uma deslocação de seis dias a quatro países  europeus que teve início na segunda-feira em Dublin.

Obama Medved EUA Rússia defesa antimíssil Europa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)