Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Obama e Medvedev discutem economia numa...hamburgueria

Porquê discutir o estado da economia mundial na famosa Sala Oval da Casa Branca, se o podem fazer enquanto se deliciam com um hambúrguer? Terá sido esta a ideia de Barack Obama, presidente dos EUA, e do seu homólogo russo, Dmitri Medvedev, quando esta quinta-feira decidiram juntar-se à mesa, rodeados de 'gente comum', numa hamburgueria de Washington.
24 de Junho de 2010 às 20:20
Líderes conversam enquanto esperam pedidos
Líderes conversam enquanto esperam pedidos FOTO: Kevin Lamarque/Reuters

As imagens captadas demonstram que o mau ambiente entre os dois países é já passado. Obama e Medvedev passaram o dia juntos e entre inúmeras reuniões houve tempo para pararem no 'Ray's Hell Burguer'.

Num clima descontraído, os líderes entraram no restaurante, escoltados pela polícia, esperaram na fila e fizeram os seus pedidos.

O presidente dos EUA escolheu um hambúrguer com cebola e salada, enquanto o russo optou por um acompanhamento com picante e cogumelos. Obama bebeu 'ice tea' e Medvedev 'Coca-Cola', sendo que ambos dividiram o pacote de batatas fritas que completou a ementa.

O líder norte-americano fez questão de pagar a despesa à imprensa que durante todo o dia acompanhou o encontro entre ele e o seu homólogo. Porém, houve quem não aceitasse a oferta e doasse o valor para associações de caridade.

Um dos objectivos da reunião é melhorar as tensas relações com a Rússia herdadas do mandato de George W. Bush. Facto que começou a ser traçado depois de Hillary Clinton e Medvedev terem concordado o ano passado em apertarem o botão 'reiniciar', reforçando o vínculo entre Estados Unidos e Rússia.

Ver comentários