Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Obama quer restabelecer "liderança moral" dos EUA

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, assegurou domingo, na sua primeira entrevista desde que foi eleito, que o restabelecimento da “liderança moral” dos EUA no Mundo será uma das suas prioridades quando tomar posse, a par da estabilização da economia.
17 de Novembro de 2008 às 18:26

Em entrevista ao programa ‘60 Minutos’, da CBS, Obama afimrou que tenciona cumprir quanto antes as promessas de encerrar a prisão de Guantanamo, acabar com a tortura de suspeitos de terrorismo e acelerar a saída das tropas norte-americanas do Iraque, decisões que se inserem no seu objectivo de “restabelecer a liderança moral dos EUA no mundo”.

O presidente eleito prometeu ainda “fazer tudo aquilo que for necessário” para estabilizar a economia, nem que para isso seja necessário “esquecer o défice por um ou dois anos”, e voltou a defender a necessidade de salvar a indústria automóvel e ajudar as pessoas com problemas para pagar os empréstimos.

No plano externo, Obama confirmou ainda a intenção de reforçar o contingente americano no Afeganistão e assegurou que a “eliminação definitiva da al-Qaeda” será uma prioridade da sua administração. “É essencial capturar ou matar Osama bin Laden”, frisou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)