Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Obama reúne-se com autarcas de Tulsa e Charlotte

Dois homens afro-americanos foram mortos pela polícia.
22 de Setembro de 2016 às 00:53
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama FOTO: EPA
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reuniu-se esta quarta-feira com os responsáveis autárquicos de Tulsa e Charlotte, onde a morte de dois homens negros pela polícia reacenderam os distúrbios raciais.

"Ambos os prefeitos apresentaram ao Presidente uma atualização sobre a situação no terreno e dos protestos nas duas cidades", disse um funcionário da Casa Branca, acrescentando que "o Presidente e os dois autarcas reiteraram que qualquer protesto deve ser conduzido de forma pacífica e que a aplicação da lei de ser feita de forma calma e produtiva com aqueles que protestam", acrescentou.

Uma polícia de Tulsa, Oklahoma (EUA), matou a tiro um homem negro desarmado cujo veículo se tinha avariado numa estrada, num caso que as autoridades consideraram "muito preocupante".

As autoridades tornaram público na segunda-feira o vídeo do caso, ocorrido na passada sexta-feira, e que o chefe da polícia de Tulsa, Chuck Jordan, qualificou como "muito preocupante".

O morto, identificado como Terence Crutcher, de 40 anos, tinha ficado parado na estrada, depois de a sua carrinha ter avariado.

Na terça-feira, em Charlotte, um outro afro-americano, de 43 anos, foi morto pela polícia num parque de estacionamento.

Os agentes tinham-se deslocado ao edifício para executar uma ordem de detenção contra outro homem, que não encontraram.

Os novos casos surgem num clima de crispação racial que tem vindo a aumentar nos últimos dois anos devido à morte de dezenas de afro-americanos às mãos da polícia.
Barack Obama Estados Unidos morte megros Tulsa Charlotte questões sociais crime lei e justiça
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)