Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Obama diz que imigração é uma "antiga tradição" dos EUA

Presidente dos EUA pediu para que se combata "o ódio e a intolerância".
15 de Dezembro de 2015 às 22:00
Barack Obama, presidente dos EUA
Barack Obama, presidente dos EUA FOTO: Reuters

O Presidente norte-americano, Barack Obama, defendeu esta terça-feira a imigração como uma "antiga tradição dos Estados Unidos", num momento em que a questão ocupa um lugar central no debate político após declarações polémicas do pré-candidato presidencial Donald Trump.

 

"Quase todos os países do mundo aceitam imigrantes, mas há qualquer coisa específica nos Estados Unidos: nós não só acolhemos novos imigrantes, nascemos de imigrantes, é quem somos, é a nossa origem", afirmou Obama numa cerimónia de naturalização nos arquivos nacionais de Washington.

 

Obama pediu ainda para que se combata "o ódio e a intolerância em todas as suas formas", num momento em que a questão da imigração está no centro do debate da campanha para as presidenciais nos Estados Unidos.

 

Há mais de uma semana, o pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump pediu para ser proibida a entrada nos Estados Unidos de todos os muçulmanos, em resposta ao "ódio" que disse terem em relação aos norte-americanos.

 

Em comunicado, Donald Trump defendeu um bloqueio "completo e total" à entrada de muçulmanos no país até que as autoridades "averiguem o que se está a passar".

 

"Sem olhar para os dados das pesquisas, é óbvio para qualquer um que aquele ódio está para além da compreensão. De onde aquele ódio vem é algo que temos de determinar", disse o magnata.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)