Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Obama: esforços contra Daesh intensificaram-se

O presidente dos EUA quer progressos mais rápidos.
15 de Dezembro de 2015 às 08:52
Obama diz que os esforços militares dos Estados Unidos e dos aliados foram intensificados
Obama diz que os esforços militares dos Estados Unidos e dos aliados foram intensificados FOTO: Olivier Douliery/Reuters

O Presidente dos Estados Unidos sublinhou esta terça-feira que os esforços militares dos Estados Unidos e dos aliados contra o grupo extremista Daesh no Iraque e na Síria foram intensificados, embora reconheça a necessidade de progressos mais rápidos.

"Nós atacamo-lo mais fortemente do que nunca", declarou o Presidente Barack Obama no Pentágono, onde esteve reunido o Conselho de Segurança Nacional.

"Mais serão enfraquecidos, mais se tornará difícil para [os membros] do Daesh fazer a sua propaganda através do mundo", acrescentou.

Oito dias depois de uma alocução proferida na sala oval, Obama anunciou que o secretário de Defesa, Ashton Carter, iria ao Médio Oriente dialogar com os parceiros de coligação para obter contribuições militares.

Hoje, um general norte-americano disse que os Estados Unidos não estão a fazer todos os esforços para conter a propaganda do grupo extremista.

"Penso que estamos com um C- ou um D em termos do que estamos a fazer agora", disse o general Joe Dunford, no fórum sobre segurança nacional, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

Presidente dos Estados Unidos Barack Obama defesa distúrbios guerras e conflitos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)