Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Obama indica alternativas a Guantánamo

Plano prevê a transferência entre 30 a 60 presos.
23 de Fevereiro de 2016 às 15:42
O encerramento de Guantánamo é uma das promessas da administração do Presidente Barack Obama
O encerramento de Guantánamo é uma das promessas da administração do Presidente Barack Obama FOTO: Carlos Barria/Reuters

O plano para o encerramento de Guantánamo que será esta terça-feira apresentado pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, indica 13 potenciais locais nos Estados Unidos para onde os detidos daquela prisão militar poderão ser transferidos, indicou um responsável norte-americano.

Preparado durante meses, o plano prevê a transferência entre 30 a 60 presos para o território norte-americano, segundo a mesma fonte governamental, que falou sob anonimato. 

O documento será entregue no Congresso norte-americano pouco antes de uma declaração de Obama na Casa Branca, prevista para as 10h30 locais (15h30 de Lisboa).

Localizada no sul da ilha de Cuba, a prisão militar norte-americana de Guantánamo foi criada após os atentados de 11 de setembro de 2001 para acolher suspeitos de terrorismo.

O encerramento de Guantánamo é uma das promessas da administração do Presidente Barack Obama, desde que chegou ao poder em 2009, mas o processo de esvaziamento da prisão militar têm sido marcado por várias perturbações.

A oposição do Congresso norte-americano e a relutância dos países em acolherem suspeitos de terrorismo têm sido apontados como os principais obstáculos ao cumprimento da promessa de Obama.

Guantánamo Barack Obama Estados Unidos política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)