Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Obama quer Estados para Israel e Palestina

Presidente norte-americano comprometido com a solução.
14 de Março de 2015 às 11:21
"O presidente Obama continua comprometido", disse John Kerry
'O presidente Obama continua comprometido', disse John Kerry FOTO: Jonathan Ernst/Reuters

O presidente norte-americano está "comprometido" com uma solução de dois Estados para Israel e Palestina, disse este sábado no Egito o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, sobre o processo de paz no Médio Oriente, que continua paralisado.

"A posição dos Estados Unidos (...), tanto de republicanos como de democratas e muitos presidentes nos últimos 50 anos, sempre foi pela paz", disse John Kerry, em Sharm el-Sheik, à margem de uma conferência internacional.

"O presidente Barack Obama continua comprometido com uma solução de dois Estados", acrescentou.

Na sexta-feira, Kerry reuniu-se com os presidentes palestiniano, Mahmud Abbas, e egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, e com o rei jordano, Abdullah II, para tratar do processo de paz no Médio Oriente.

Os quatro líderes discutiram a criação de um ambiente propício para "fazer avançar um processo de paz global e justo na região", segundo um comunicado divulgado pelo gabinete de Sisi após o encontro.

No ano passado, Kerry reuniu as lideranças de Israel e Palestina com o objetivo de alcançar um acordo de paz, mas os seus esforços fracassaram em meio a fortes acusações entre os dois lados.

Israel Palestina Obama Estados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)