Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Obama vai tornar-se "comandante do sofá"

Presidente dos EUA brinca sobre a sua vida fora da Casa Branca.
1 de Maio de 2016 às 09:12
Barack Obama durante o jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca
Barack Obama durante o jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca FOTO: Yuri Gripas/Reuters
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, brincou, no sábado, sobre a sua vida como "comandante do sofá" depois de abandonar a presidência, durante o jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca.

"No próximo ano outra pessoa estará neste lugar, e é difícil saber quem será ela", afirmou Obama, no seu último discurso no tradicional jantar, carregado de ironia, em referência à candidata favorita à nomeação democrata, Hillary Clinton.

"E eu", acrescentou, "passarei a comandante do sofá", disse Barack Obama.

Aproximadamente 3.000 convidados reuniram-se no grande salão do Hotel Hilton para homenagear a Associação dos Correspondentes da Casa Branca, num evento que pretende aproximar, por via do humor, os jornalistas que asseguram a cobertura da informação do Presidente e da Administração dos Estados Unidos.

Como era de esperar, Obama não pôde evitar falar do magnata Donald Trump, que surge como o candidato presidencial favorito à nomeação republicana às presidenciais de novembro nos Estados Unidos, e que se tornou na sensação da campanha eleitoral.

"Não quero gastar demasiado tempo com Donald. Seguindo o vosso exemplo quero mostrar alguma contenção", afirmou, numa crítica pouco velada à imprensa norte-americana sobre a ampla cobertura mediática que dá a Donald Trump.

Entre outros, referiu-se à falta de experiência do magnata na política internacional. "Passou anos a reunir-se com líderes de todo o mundo: Miss Suécia, Miss Argentina", brincou Obama, referindo-se ao concurso Miss Universo organizado por Trump.

O mandato de Barack Obama termina em janeiro de 2017, altura em que tomará posse o novo Presidente eleito em novembro próximo.
Presidente dos Estados Unidos Barack Obama Associação dos Correspondentes da Casa Branca eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)