Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

PCP vai estar presente nas cerimónias fúnebres de Fidel Castro

Partido vai ser representado por Albano Nunes, responsável pelas Relações Internacionais.
Lusa 28 de Novembro de 2016 às 10:25
Fidel Castro
Fidel Castro FOTO: Reuters

O PCP vai estar presente em Havana, Cuba, nas cerimónias fúnebres do líder histórico Fidel Castro, que morreu na noite de sexta-feira, fazendo-se representar por Albano Nunes, membro do secretariado do Comité Central, informou o partido.

Em comunicado, o PCP expressou a sua solidariedade ao Partido Comunista de Cuba e ao povo cubano.

"Neste quadro e associando-se à homenagem do povo cubano ao histórico dirigente da sua revolução e expressando a sua solidariedade ao Partido Comunista de Cuba e ao povo cubano, o PCP terá a oportunidade de participar no ato que será realizado amanhã, dia 29 de novembro, na Praça da Revolução José Martí, em Havana", é referido.

O PCP vai ser representado por Albano Nunes, responsável pelas Relações Internacionais no partido, que não vai enviar uma comitiva maior porque as cerimónias fúnebres coincidem com o último dia do Congresso (que se realiza entre os dias 02 e 04 de dezembro).

Cuba decretou nove dias de luto nacional pelo óbito do líder histórico Fidel Castro, que morreu na noite de sexta-feira, aos 90 anos, e anunciou que o funeral vai realizar-se a 04 de dezembro.

Através de um breve comunicado, o Conselho de Estado cubano decretou "nove dias de luto nacional", até ao dia 04 de dezembro, domingo", acrescentando que "todas as atividades e espetáculos públicos" serão interrompidos.

As cerimónias fúnebres vão realizar-se em Santiago de Cuba, no sul do país.

Durante a semana vão realizar-se diversas homenagens em Cuba e uma procissão com as cinzas do ex-presidente cubano vai atravessar o país ao longo de quatro dias.

O histórico líder cubano, Fidel Castro, morreu na noite de sexta-feira, 25 de novembro, aos 90 anos, às 22:29 locais (03:29 de sábado em Portugal continental) e já foram várias as reações e condolências apresentadas por diversos líderes políticos mundiais.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)