Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Obrigação do banco é gerar valor, diz presidente da Bankia

O presidente da Bankia, José Ignacio Goirigolzarri, insistiu este domingo que a obrigação de uma empresa quando recebe capital não é devolvê-lo, mas antes ser capaz de gerar valor e oferecer rentabilidade.
27 de Maio de 2012 às 17:02
Presidente da Bankia, José Ignacio Goirigolzarri
Presidente da Bankia, José Ignacio Goirigolzarri FOTO: REUTERS/Andrea Comas

Em comunicado citado pela agência EFE, Goirigolzarri referiu-se à injecção de 19 mil milhões de euros que o Estado espanhol fará na Bankia.

O responsável considera que a prioridade da nova equipa de gestão da instituição financeira é fazer "uma gestão eficiente, austera e transparente que gere valor".

Para Goirigolzarri, esta será a melhor maneira de o Estado, "quando considere oportuno e mediante o mecanismo que deseje", possa vender as acções que vai adquirir na Bankia, "ao maior preço possível e com o consequente benefício para os contribuintes".

O grupo espanhol BFA-Bankia pediu na sexta-feira ao Estado uma ajuda pública de 19 mil milhões de euros para o saneamento das suas contas, naquele que é o resgate mais caro da história do sector bancário espanhol.

Esse valor, aprovado na reunião do conselho de administração da instituição, soma-se aos 4.465 milhões de euros já injectados na Bankia, elevando assim para 23.465 milhões de euros as necessidades de capital.

Os fundos servirão para cumprir as exigências de provisões para os activos imobiliários, bem como as necessidades de capitais detectadas pela auditora Deloitte, que se recusou a assinar as contas até que os desequilíbrios fossem corrigidos.

O resgate do Bankia é 2,5 vezes superior à soma de todos os restantes já realizados pelo Governo espanhol (entre si um total de 9.404 milhões de euros). O valor total das ajudas públicas à banca espanhola ascende a 32.869 milhões de euros.

Bankia valor Espanha capital rentabilidade José Ignacio Goirigolzarri
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)