Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Oito milhões de casas sem energia devido a ‘Sandy’

Mais de oito milhões de casas estavam nesta terça-feira sem electricidade nos 18 estados do nordeste dos Estados Unidos e na capital, Washington, devido à passagem da tempestade ‘Sandy’, anunciou o departamento norte-americano de Energia.
30 de Outubro de 2012 às 17:29
Segundo o Departamento de Energia, o corte no fornecimento de electricidade deveu-se à paragem de três reactores nucleares, provocada pela passagem da tempestade
Segundo o Departamento de Energia, o corte no fornecimento de electricidade deveu-se à paragem de três reactores nucleares, provocada pela passagem da tempestade FOTO: Reuters

"Às 09h00 (13h00 em Lisboa), os estados afectados registavam 8.114.433 clientes sem corrente eléctrica", disse o Departamento de Energia em comunicado, precisando que o estado mais afectado era o de Nova Jérsia, a 'porta de entrada' da tempestade no continente norte-americano, na segunda-feira à noite.

Só naquele estado havia hoje 2,5 milhões de lares sem luz, enquanto em Nova Iorque são dois milhões os clientes às escuras e na Pensilvânia 1,3 milhões.

Seguem-se o Connecticut (626 mil), Maryland (311 mil) e o Massachusetts (298 mil).

A capital norte-americana, Washington, onde 220 mil casas sofreram cortes de energia na segunda-feira à noite, tinha praticamente voltado à normalidade, com apenas 3.583 casas ainda privadas de luz.

Segundo o Departamento de Energia, o corte no fornecimento de electricidade deveu-se à paragem de três reactores nucleares, provocada pela passagem da tempestade.

Dois outros reactores tiveram de reduzir a produção devido à intempérie e à subida do nível das águas, nomeadamente no estado de Nova Jérsia.

eua washington luz electricidade furacão sandy energia nova iorque electricidade
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)