Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

OJ Simpson pode apanhar perpétua

O actor e ex-estrela do futebol americano OJ Simpson foi considerado culpado de assalto à mão ar mada e de sequestro, podendo ser condenado a prisão perpétua. O veredicto, lido na noite de sexta-feira (madrugada em Portugal), diz respeito ao julgamento da tentativa de roubo de troféus desportivos no casino do Hotel Palace Station, em Las Vegas, em Setembro do ano passado.
5 de Outubro de 2008 às 00:30
Simpson na companhia da irmã, Carmelita Durio, à entrada do tribunal
Simpson na companhia da irmã, Carmelita Durio, à entrada do tribunal FOTO: Jae C. Hong / Reuters

O júri, composto por três mulheres, nove homens (nenhum dos quais afro-americano), chegou a acordo sobre o veredicto após 13 horas de deliberações e 12 dias de audição de testemunhas. Além de Simpson, foi condenado um dos seus cúmplices no assalto, Clarence Stewart.

OJ Simpson, de 61 anos, foi ilibado há exactamente 13 anos do homicídio da mulher, Nicole Brown Simpson, e do alegado amante, Ronald Goldman. Dois anos depois do julgamento criminal, um tribunal cível considerou-o responsável pelo homicídio e condenou-o a indemnizar a família de Goldman em 33,5 milhões de dólares.

A sentença pelo crime de assalto e sequestro, caso venha a ser de prisão perpétua – algo que só a 5 de Dezembro se saberá – não pode deixar de ser encarada como justiça tardia pelos que criticaram a absolvição de 1995. A Defesa de Simpson tentou justamente demonstrar a parcialidade das autoridades, afirmando que polícias e magistrados queriam condenar o cliente muito antes de escutar as testemunhas e de avaliar as provas.

Recorde-se que a antiga estrela dos Bufallo Bills e os cúmplices (quatro dos quais receberam indultos por acederem a testemunhar pelo lado da Acusação) ameaçaram com armas de fogo dois vendedores de troféus desportivos do hotel de Las Vegas e mantiveram-nos cativos enquanto tentavam escapar à polícia. Simpson alegou que apenas queria recuperar troféus que lhe pertenciam.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)