Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

OMS ADOPTA TRATADO ANTITABACO

A luta contra os malefícios do tabagismo deu hoje um passo importante. Os 192 Estados membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) adoptaram, formalmente, a primeira convenção internacional da luta antitabaco, durante a assembleia geral anual da organização realizada em Genebra, na Suíça.
21 de Maio de 2003 às 11:37
OMS ADOPTA TRATADO ANTITABACO
OMS ADOPTA TRATADO ANTITABACO
Este primeiro tratado internacional adoptado em matéria de sanidade pública tem por objectivo diminuir a mortalidade provocada pelo tabagismo, que em 2002 atingiu o número assustador de 4,9 milhões de pessoas, limitando sobretudo a publicidade às marcas de cigarros e o patrocínio de eventos.
A convenção agora aprovada, por unanimidade, estabelece, nomeadamente, que as advertências sobre o perigo que o tabaco representa para a saúde venha a ocupar um terço da superfície das embalagens de cigarros, estando também prevista a proibição da venda de tabaco a menores.
Fazem ainda parte das medidas a tomar, o tratamento da dependência do tabaco, a adopção de medidas contra o contrabando, o aumento das verbas destinadas a medidas de prevenção e a restrição drástica da publicidade aos produtos do tabaco, nomeadamente o patrocínio de eventos desportivos.
O tratado hoje adoptado no seio da OMS está agora aberto à assinatura e ratificação por parte dos seus Estados membros. Quando for ratificado por 40 países entrará em vigor. De acordo com os dados que possui, a OMS prevê que, se nada for feito, em 2020 morrerão 10 milhões de pessoas devido ao tabaco.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)