Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

OMS autoriza vacina contra Covid-19 dos EUA

Peritos em vacinação garantem que vacina da Johnson & Johnson é segura em todas as idades.
Ana Maria Ribeiro 18 de Março de 2021 às 08:36
Vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19
Vacinação, Covid-19, coronavírus, Johnson & Johnson
Imagem ilustrativa
Vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19
Vacinação, Covid-19, coronavírus, Johnson & Johnson
Imagem ilustrativa
Vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19
Vacinação, Covid-19, coronavírus, Johnson & Johnson
Imagem ilustrativa
A vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson – a única que até agora requer apenas uma dose para surtir o efeito total – é recomendada mesmo em países onde circulam as variantes mais contagiosas do Sars-CoV-2, dizem os especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Vacinação reuniu-se na segunda-feira e divulgou esta quarta-feira um conjunto de recomendações sobre a utilização desta vacina desenvolvida pela conhecida farmacêutica americana. É o passo seguinte, após a aprovação pela Agência Europeia do Medicamento na quinta-feira.

“Em países onde a propagação das variantes é elevada e em países onde temos agora informações sobre a utilização desta vacina para controlar a infeção causada por estas variantes, recomendamos que a utilizem”, disse o presidente do grupo de peritos da OMS, Alejandro Cravioto. O responsável frisou que a vacina, aconselhada a pessoas com mais de 18 anos, e “sem limite de idade”, é comprovadamente “segura”.

Em janeiro, a Johnson & Johnson anunciou que a vacina que criou é 66% eficaz contra a Covid-19 e acrescentou que tem a vantagem de poder ser armazenada à temperatura dos frigoríficos convencionais.

A vacina mantém as qualidades durante três meses a uma temperatura de 2 a 8 graus centígrados e tem um prazo de validade de três anos a uma temperatura de 20 graus Celsius. Foi licenciada para utilização de emergência nos EUA em fevereiro mas neste momento está também aprovada no Canadá (desde o início do mês) e na União Europeia (desde 11). Antes, a África do Sul começou a administrá-la.



Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários