Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

ONU APRESENTA PLANO PARA O CHIPRE

A Organização das Nações Unidas apresentou hoje o há muito esperado plano de paz para a Ilha do Chipre, no Mediterrâneo. O plano pretende pôr fim a uma disputa entre a Grécia e a Turquia, que já dura há quase 30 anos e põe em causa o alargamento da União Europeia.
11 de Novembro de 2002 às 18:38
O sub-secretário-geral da ONU Álvaro de Soto salientou, precisamente a importância de se alcançar uma solução para o Chipre no sentido de facilitar a expansão da União Europeia. O plano foi apresentado, em simultâneo, às administrações turco-cipriota e greco-cipriota e aos governos da Grécia e da Turquia.

O Chipre, território insular com cerca de 750 mil habitantes, foi invadido pela Turquia em 1974, na sequência de uma tentativa falhada de golpe de Estado pela comunidade greco-cipriota, sob orientação da junta militar que então governava a Grécia. A Turquia ocupa desde aí o terço Norte da ilha, onde uma missão da ONU vigia a linha de separação entre as duas comunidades.

De acordo com fontes diplomáticas, a ONU pretende que hajam progressos sobre o plano hoje apresentado até ao próximo dia 12 de Dezembro, data em que os líderes da UE se reúnem em Copenhaga, para ratificar o alargamento da comunidade. Chipre está entre os 10 países candidatos à adesão, mas a Turquia ameaçou anexar o terço Norte da ilha se esta for admitida na comunidade europeia. A Grécia ameaça vetar a expansão se o Chipre ficar de fora.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)