Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

ONU APROVA INICIATIVA CONTRA A TORTURA

O Conselho Económico e Social das Nações Unidas aprovou uma emenda adicional a acrescentar ao tratado contra a tortura da ONU, datado de 1989, apesar da oposição dos EUA, que acabaram por não bloquear a proposta, apesar de se terem abstido na votação.
25 de Julho de 2002 às 09:40
ONU APROVA INICIATIVA CONTRA A TORTURA
ONU APROVA INICIATIVA CONTRA A TORTURA
A medida, agora aprovada, permitirá às Nações Unidas enviarem equipas de inspectores independentes a prisões onde os reclusos sejam alvo de torturas ou de práticas que atentem contra os Direitos Humanos.

As autoridades norte-americanas têm vindo a ser acusadas por várias organizações internacionais de defesa dos Direitos Humanos de infligirem maus tratos aos membros da organização terrorista al-Qaeda e talibans detidos na base da baía de Guantánamo.

Ironicamente, a oposição norte-americana à medida aprovada com 35 votos a favor, oito contra e dez abstenções, contou com o apoio de países que os EUA acusam de atentar contra os Direitos Humanos, como a Líbia, Irão e Cuba.

Os EUA, que tentaram boicotar mais de dez anos de negociações em matéria de Convenção contra a Tortura, justificaram a sua posição com o facto de as inspecções às suas prisões estarem contra as leis norte-americanas.

A iniciativa, aprovada a noite passada no Conselho Económico e Social das Nações Unidas, deverá ser agora enviada para a Assembleia Geral da organização, afim de ser votada no próximo mês de Setembro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)