Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

ONU discute Ucrânia em reunião de urgência esta noite

A escalada do conflito na Ucrânia levou o conselho de segurança da ONU a marcar a reunião de urgência.
13 de Abril de 2014 às 20:56
Sede da ONU, em Nova Iorque, vai acolher reunião de emergência sobre o conflito na Ucrânia
Sede da ONU, em Nova Iorque, vai acolher reunião de emergência sobre o conflito na Ucrânia FOTO: Jim Watson/AFP Photo

O conselho de segurança da ONU vai reunir-se de urgência este domingo, em Nova Iorque, às 20h00 locais (01h00 de segunda-feira em Lisboa), à porta fechada, para analisar a situação no leste da Ucrânia, anunciaram as Nações Unidas.

Estas "consultas informais" foram pedidas ainda hoje pela Rússia.

Moscovo advertiu às autoridades pró-europeias de Kiev para pararem "a guerra contra o próprio povo", depois de o governo ucraniano ter desencadeado "uma operação antiterrorista" contra os rebeldes armados pró-russos.

A Rússia quer uma "reunião urgente" do Conselho de Segurança da ONU sobre a crise no leste da Ucrânia, anunciou hoje o porta-voz da diplomacia de Moscovo, de acordo com imagens difundifas pela televisão russa.

Rússia condena "operação antiterrorista" da Ucrânia

"A parte russa vai levar a situação de crise no sudeste da Ucrânia, com urgência, ao Conselho de Segurança da ONU e junto da OSCE", Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, declarou Alexandre Lukachevich.

Este anúncio surge depois de o governo de Kiev ter desencadeado hoje uma "operação antiterrorista", no leste do país, contra rebeldes armados pró-russos.

Moscovo denunciou de imediato "a ordem criminosa d'[o presidente ucraniano Olexandre] Turchinov, de recorrer ao exército para reprimir os protestos", e advertiu as autoridades ucranianas pró-europeias para abandonarem "a guerra contra o próprio povo".

ONU Rússia Ucrânia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)