Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

ONU exige fim de confrontos em Gaza

A Assembleia-Geral das Nações Unidas votou na sexta-feira, por maioria, o fim das operações militares entre israelitas e palestinianos, em Gaza.
18 de Novembro de 2006 às 11:33
A Assembleia pediu formalmente o fim da violência numa resolução - não vinculativa - adoptada por 156 votos contra sete, e seis abstenções. A União Europeia votou a favor e os Estados Unidos, Israel e Austrália foram três dos países que votaram contra.
A resolução pede a realização de um inquérito à operação israelita que matou 19 palestinianos, sobretudo mulheres e crianças, no passado dia 8, em Beit Hanoun, no norte de Gaza.
A Assembleia, que chama a Israel "potência ocupante", pede o fim imediato das operações militares que colocam em perigo a população civil palestiniana nos territórios ocupados, nomeadamente em Jerusalém-leste, e pede a retirada das suas forças da Faixa de Gaza.
A Assembleia apelou igualmente ao "fim imediato das operações militares e de todos os actos de violência, terrorismo, provocação, incitação e destruição entre Israel e os palestinianos, nomeadamente as execuções extra-judiciais, bombardeamento de zonas civis, raides aéreos e tiros de 'rockets'".
Ver comentários