Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

ONU: Pedido de adesão da Palestina será analisado rapidamente

O pedido de adesão do Estado da Palestina à ONU será examinado "rapidamente" e transmitido ao Conselho de Segurança, garantiu esta sexta-feira o porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky.
23 de Setembro de 2011 às 20:05
Mahmud Abbas entregou o pedido de adesão da Palestina às Nações Unidas a Ban Ki-Moon
Mahmud Abbas entregou o pedido de adesão da Palestina às Nações Unidas a Ban Ki-Moon FOTO: EPA

"Depois de receber a carta, o processo de apreciação do pedido no secretariado da ONU será rápido e seguirá para o presidente do Conselho de Segurança e para o presidente da Assembleia-Geral", disse Nesirsky aos jornalistas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, deverá transmitir ainda hoje o pedido à missão do Líbano, que assegura este mês a presidência rotativa do Conselho de Segurança, indicou fonte das Nações Unidas citada pela France  Presse.  

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, entregou hoje o pedido de adesão de um Estado da Palestina às Nações Unidas como membro  de pleno direito.  

Os Estados Unidos, um dos cinco países com direito de veto no Conselho  de Segurança, já anunciaram que vão travar a iniciativa palestiniana e exortaram Abbas a retomar as negociações diretas com Israel.  

As negociações estão bloqueadas há um ano devido à recusa de Israel  em suspender o alargamento dos seus colonatos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, uma condição imposta pelos palestinianos para voltarem ao diálogo.

palestina onu israel eua martin nesirky ban ki-moon
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)