Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Operação bem sucedida a bebé com três braços

Um bebé chinês de dois meses, que nasceu com três braços – dois esquerdos e um direito –, foi submetido a uma intervenção cirúrgica no Centro Médico Infantil de Xangai, tendo-lhe sido retirado com êxito um dos braços esquerdos.
7 de Junho de 2006 às 00:00
O bebé antes da operação (com dois braços esquerdos)
O bebé antes da operação (com dois braços esquerdos) FOTO: Aly Song/Reuters
Nenhum dos braços esquerdos estava completamente funcional, pelo que os médicos optaram por remover aquele que estava mais perto do coração, já que lhe faltava parte da palma da mão e era o que tinha menor mobilidade. “A operação – que durou três horas – foi um êxito. O bebé está bem, mas ainda precisa de estar sob vigilância apertada”, comentou Chen Bochang, chefe do Serviço de Ortopedia naquele estabelecimento hospitalar chinês.
O bebé, conhecido pelo pseudónimo de ‘Jie-Jie’, nasceu por cesariana no passado dia 1 de Abril num pequeno hospital da província de Anhui. Além de três braços, tem outras anomalias: só tem um rim e revela problemas na espinal medula.
Os especialistas que tratam dele esclarecem que se desconhecem as razões por que acontecem casos como este, mas salientam que o de ‘Jie-Jie’ é muito raro. Aliás, antes da operação, hesitaram bastante na abordagem relativamente à cirurgia. “Não temos conhecimento de um caso com o terceiro membro tão completo”, explicou Chen Bochang, um dos especialistas chineses mais experientes na correcção de defeitos de nascença.
REABILITAÇÃO
A partir de agora, ‘Jie-Jie’ terá de se submeter a uma intensa terapia física para recuperar a força no braço esquerdo. Os médicos admitem desconhecer como reagirá o bebé à reabilitação. “Queremos trocar informações com médicos, em todo o Mundo, que já tenham lidado com casos semelhantes. É um caso tão raro que quase não temos informações.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)