Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Operação policial caça islamitas

A polícia espanhola deteve ontem 18 pessoas no âmbito da ‘Operação Submarino’, oito das quais de nacionalidade argelina e suspeitas de ligação à al-Qaeda. A investigação policial continua assim em aberto.

11 de Junho de 2008 às 00:30
A operação policial decorreu em várias cidades, com casas revistadas
A operação policial decorreu em várias cidades, com casas revistadas FOTO: Alberto Estevez, Epa

Dois dos alegados terroristas foram detidos em Barcelona, cinco em Castellón e um em Pamplona. Trata-se de um grupo envolvido em operações de financiamento da jihad (guerra santa), apoio logístico, doutrinamento e recrutamento de terroristas destinados à al-Qaeda para o Magrebe Islâmico.

Os dois suspeitos capturados em Barcelona são Sid Ali Taukoucht e Abdelghani Himmouri. Ambos actuavam no bairro de Raval e não estão, ao que tudo indica, relacionados com os detidos na operação contra o terrorismo islâmico que decorreu naquela zona da cidade em Janeiro, que preparavam um atentado bombista.

IRAQUE NA ROTA

Quanto aos presumíveis membros da al-Qaeda detidos em Castellón, são Mohamed Bouacha, Mohamed Souici, Youcef Haddallah, Mourad Ait Kaid e Abdennour Chettah.

Já em Pamplona foi capturado Mustapha Yousfi. O secretário de Estado espanhol da Segurança, Antonio Camacho, declarou que os oito suspeitos islâmicos agora detidos se encarregavam igualmente do "envio de mujaheedines para o Iraque".

As autoridades policiais espanholas investigam ainda uma eventual relação dos outros dez detidos com a rede terrorista liderada por Osama bin Laden.

Nas buscas domiciliárias levadas a cabo no âmbito desta operação antiterrorista foram apreendidos sete mil euros, vários talões de envio de dinheiro para a Argélia, cadernetas de contas bancárias, numerosos CD e cassetes de vídeo, cartões telefónicos e documentação diversa.

Só durante este ano já foram detidos em Espanha 27 alegados terroristas islamitas.  

SAIBA MAIS

PONTO DE TRÂNSITO

"A Espanha é um importante ponto de trânsito e uma base logística para as organizações terroristas islâmicas que operam na Europa Ocidental", alertou um relatório do Departamento de Estado dos EUA em Abril passado.

8

movimentos e grupos jihadistas operam em Espanha.

28

arguidos foram acusados dos atentados de Madrid.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)