page view

Os acontecimentos minuto a minuto

Principais acontecimentos desta tarde em Bruxelas.

15 de março de 2016 às 18:37

09h08: Foram detidos os dois fugitivos do raide antiterrorista que começou na terça-feira, em Bruxelas.

Terça-feira, 15 de março

21h53 - "No decorrer da operação, uma ou mais pessoas abriram imediatamente fogo contra os agentes após a abertura da porta da casa, tendo quatro polícias ficado feridos", lê-se na nota divulhada pela procuradoria belga.

21h28 - A procuradoria belga anunciou hoje que a "investigação continua ativa, de dia e de noite", em Bruxelas, mas que não serão dados pormenores para não prejudicar a operação antiterrorista relacionada com os ataques de novembro de Paris.

21h02 - O primeiro-ministro belga, Charles Michel, anunciou que o Conselho Nacional de Segurança vai reunir-se amanhã, quarta-feira. A operação antiterrorista em Bruxelas desencadeada na sequência dos tiroteios ocorridos hoje em Forest, em que morreu um presumível terrorista e quatro polícias ficaram feridos, ainda continua, anunciou o primeiro-ministro belga. Em conferência de imprensa, Charles Michel, acompanhado dos ministros do Interior, Jean Jambon, e da Justiça, Koen Geens, referiu que prossegue a operação na comuna de Forest, tendo a agência Belga, citando fontes policiais, especificado que as perquisições têm lugar no Chaussée de Neerstalle, nas proximidades do local onde hoje à tarde agentes policiais belgas e franceses foram atacados de surpresa quando investigavam um apartamento.

20h15 - O ministro belga da Justiça afirmou que há uma mulher polícia de nacionalidade francesa entre os quatro feridos na operação desta tarde.

20h12 - Charles Michel, primeiro-ministro belga, diz que a operação da polícia em Bruxelas continua. 

18h55 - Um morto na operação antiterrorista em Bruxelas. O porta-voz da procuradoria federal garantiu não se tratar de Salah Abdeslam, suspeito de envolvimento nos atentados de novembro de Paris. "Um corpo foi encontrado durante as buscas a uma casa da rua do Dries. A sua identidade ainda não é conhecida, mas não se trata de Abdeslam Salah", afirmou Eric Van Der Sypt, citado pela agência noticiosa Belga.

18h44 - Dois suspeitos em fuga. Um terceiro suspeito barricado. 

18h22 - Crianças estão a ser retiradas das escolas que foram evacuadas.

18h15 - Fonte oficial da polícia confirmou que um dos atiradores foi "abatido". 

18h10 – O suspeito "neutralizado" está morto, avança o belga La Libre.

17h54 - Dois suspeitos podem estar barricados num apartamento.

17h50 - Salah Abdeslam, um dos principais suspeitos dos atentados de Paris, não é o alvo desta operação.

17h39 – A imprensa belga dá conta que um dos suspeitos foi "neutralizado".

17h15 -

Um helicóptero terá detetado a presença de uma pessoa num terreno baldio junto à casa cercada pela polícia. As autoridades decidiram avançar e há relatos de vários tiros.

17h05 - Há um suspeito barricado numa casa cercada pela polícia, em Forest

17h - De acordo com a procuradoria, três polícias foram feridos quando os agentes foram surpreendidos com tiros de armas pesadas ao chegarem a um apartamento em Forest para uma rusga relacionada com alegados cúmplices de um ou mais dos 11 acusados na Bélgica, presumivelmente em busca de documentos, no quadro das investigações aos atentados terroristas de Paris em novembro passado. Um quarto agente foi atingido já durante a grande operação entretanto montada.

16h50 – O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, já disse que se trata de uma operação conjunta entre as autoridades francesas e belgas.

15h30 - Duas escolas e um jardim-de-infância foram fechadas. As instituições estão dentro do perímetro de segurança montado pelas autoridades.

14h50 – Imprensa belga diz que foram disparados tiros de kalashnikov contra a polícia.

14h40 – Raide antiterrorista a uma casa da capital belga, que pode estar relacionado com os atentados de Paris. Um porta-voz da polícia afirma que há dois polícias feridos e dois suspeitos em fuga. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8