Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

OPOSIÇÃO BRITÂNICA AFASTA LÍDER

O líder conservador e chefe da oposição britânica, Ian Duncan Smith, perdeu esta quarta-feira a moção de confiança votada pelo seu grupo parlamentar, com 90 deputados dos “tories” a votar pela sua destituição e 75 a seu favor.
29 de Outubro de 2003 às 20:53
Com este resultado, o líder dos “tories”, o partido conservador britânico, deverá renunciar ao cargo quanto for eleito o seu sucessor. Após conhecer os resultados da votação parlamentar, Duncan Smith dirigiu-se aos deputados e prometeu o seu total apoio ao candidato de seja elegido para o seu lugar.
A corrida à liderança dos conservadores começa agora, sendo o prazo final para entrega de candidaturas o dia 6 de Novembro.
Duncan Smith foi sujeito a uma moção de censura na sequência das críticas geradas nas últimas semanas devido à denúncia de que o líder conservador havia empregado como secretária parlamentar a sua esposa.
O caso foi divulgado pelo jornalista Michael Crick, que conseguiu documentos que provam que Betsy Duncan Smith não trabalhou o suficiente para justificar o salário que recebeu, pago por fundos públicos. Em reacção a esta notícia, a comissão do Parlamento britânico para o cumprimento das normas éticas investigou o caso.
A polémica gerou ainda várias contestações internas nos “tories” e acirrou as opiniões contestatárias do trabalho de Duncan Smith, acusado de ser um político “fraco”, pouco carismático e “sem ideias novas”. A insatisfação geral com o desempenho de Duncan Smith foi hoje confirmada pela não aprovação da moção de confiança.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)