Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Oposição pede à Liga Árabe para suspender Damasco

Representantes da oposição síria pediram, esta sexta-feira, à Liga Árabe que suspenda a participação do regime de Damasco na organização e reconheça o Conselho Nacional Sírio (CNS) como único representante do país.
11 de Novembro de 2011 às 20:57

Segundo um despacho da agência noticiosa Efe, o encontro entre os opositores e o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi, decorreu pouco antes de o grupo de contacto sobre a Síria analisar um relatório sobre a situação no país e na véspera de uma reunião extraordinária da organização em que serão analisados os pedidos da oposição.  

Em declarações aos jornalistas, o chefe da delegação da Organização Geral da Revolução Síria, Khalil al Hash Saleh, disse ter entregue a Al Arabi um memorando em que pede aos ministros árabes que aprovem na reunião de sábado a suspensão da Síria da organização.  

O dirigente da oposição síria também instou "os governos árabes a expulsarem os embaixadores do regime do presidente da Síria, Bachar al Asad, e a reconhecer o CNS, como o único representante do povo sírio".  

Embora o regime de Assad tenha aprovado a 2 de Outubro o plano árabe para sair da crise, as autoridades de Damasco prosseguiram a ofensiva contra os opositores e não retiraram as tropas das ruas como estipula o documento. 

Na reunião de sábado, a Liga Árabe terá de decidir novas medidas, uma vez que a violência prossegue na Síria e o regime de Assad não respeitou os compromissos assumidos.  

síria liga árabe assad conselho nacional sírio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)