Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Oposição conservadora lidera resultados na Croácia

Resultados parciais indicam não existir maioria.
8 de Novembro de 2015 às 23:55
Oposição Conservadora
Oposição Conservadora FOTO: Getty Images

A oposição conservadora de direita lidera os resultados das eleições legislativas, realizadas este domingo na Croácia, mas vai ser obrigada a aliar-se a outros partidos para ter maioria, indicam os resultados parciais oficiais.

A coligação conservadora, organizada em torno de Tomislav Karamarko, líder do principal partido da oposição (HDZ), obteve 63 lugares no parlamento (151 lugares), de acordo com os resultados após a contagem dos boletins em 20% das 6.500 assembleias de voto.

A aliança de esquerda "A Croácia A Crescer", liderada pelo Partido Social-Democrata (SDP) do primeiro-ministro cessante Zoran Milanovic, obteve 54 lugares, enquanto cinco outras formações partilham os restantes assentos. Duas horas e meia antes do encerramento das urnas, às 15h30 em Lisboa, a taxa de participação era de 46,57%, semelhante à registada nas anteriores legislativas, em 2011.

Neste país de 4,2 milhões de habitantes, 28.º membro da União Europeia (UE) desde 2013, a vitória no início do ano, nas presidenciais, da conservadora Kolinda Grabar Kitarovic, crítica do fraco desempenho económico do Governo, colocou inicialmente a direita numa posição de vantagem.

A emergência da crise migratória, em meados de setembro, quando a Croácia viu perto de 350 mil refugiados a atravessarem o seu território para alcançar a Europa central, deu a Milanovic a oportunidade de desviar a atenção dos eleitores das dificuldades económicas.

Croácia UE Zoran Milanovic A Crescer Tomislav Karamarko
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)