Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Opositores e apoiantes de Mubarak em confrontos no Egipto

Uma batalha generalizada entre manifestantes, a favor e contra o Presidente egípcio, Hosni Mubarak, está a decorrer esta quarta-feira na praça de Tahrir, sem qualquer intervenção do exército. Aparentemente, os manifestantes contra Mubarak, situados na praça Tahrir, procuram afastar os apoiantes do Presidente egípcio que se aproximam a partir das ruas de acesso ao local.
2 de Fevereiro de 2011 às 13:31
Confrontos a favor de Mubarak na praça de Tahrir, no Cairo
Confrontos a favor de Mubarak na praça de Tahrir, no Cairo FOTO: Yannis Behrakis / Reuters

Os manifestantes que se opõem ao regime afirmam que alguns dos apoiantes são membros da polícia com roupas à civil. As pessoas usam os punhos, paus e pedras nos confrontos.

Alguns estão a atirar pedras contra o Museu Egípcio, fortemente guardado por soldados. De acordo com a ‘Reuters’, dezenas de pessoas ficaram feridas nos confrontos. Alguns destes procuram abrigo junto dos blindados que guardam o Museu Egípcio.

Na quarta-feira de manhã, o exército apelou às pessoas, para que voltem para casa e deixem de estar concentradas permanentemente na praça de Tahrir, esperando que, deste modo, a vida na capital possa voltar à normalidade.

Apesar dos pedidos da população, Mubarak disse terça-feira à noite que não se recandidata, mas que continuará à frente até às próximas eleições de Setembro.

egipto tahrir cairo mubarak confrontos manifestações feridos eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)