Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Orçamento grego prevê sexto ano de recessão em 2013

A Grécia prepara-se para o seu sexto ano de recessão consecutivo em 2013, antecipando uma contracção de 4 por cento do Produto Interno Bruto, segundo uma versão preliminar do Orçamento do Estado que deve ser hoje entregue no Parlamento.
1 de Outubro de 2012 às 13:11

A notícia foi avançada pela agência noticiosa grega, a ANA, que cita a versão preliminar do Orçamento que deve ser entregue hoje à tarde.

"Em 2013, a recessão da economia grega vai manter-se, prevendo-se uma contracção de 4 por cento do PIB face a 2012", ano em que o Governo espera uma queda de 6 por cento, adianta a ANA.

Os números mostram o agravamento da situação na Grécia.

Segundo as previsões iniciais do plano de saneamento da economia grega, elaborado no ano passado pelos seus credores e ratificado em Fevereiro pelo Parlamento, 2013 marcaria o fim da recessão na Grécia, com uma taxa de crescimento zero, enquanto que em 2012, a queda do PIB chegaria aos 4,6 por cento.

A versão preliminar do Orçamento do Estado para 2013 prevê um excedente primário (saldo orçamental antes do serviço da dívida) de 1,1 por cento do PIB, contra os 1,8 por cento que se estimavam inicialmente.

Ainda segundo a agência grega, o défice primário deve elevar-se a -1,5 por cento do PIB face aos 1 por cento que se previam antes.

A versão preliminar do documento prevê igualmente novas medidas de austeridade, pedidas pela 'troika' de credores (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), num total de 7 mil milhões de euros.

O ministro grego das Finanças, Yannis Stournaras, vai encontrar-se esta tarde com os representantes da 'troika', que chegaram a Atenas no domingo, para acertar os detalhes das novas medidas.

O Orçamento do Estado será votado em Dezembro.

O rigor draconiano imposto ao país desde 2010, no início da crise da dívida, é considerado pelos analistas como o principal motivo da recessão em que a Grécia está mergulhada.

A taxa de desemprego, por exemplo, atingiu 24,4 por cento em Junho deste ano, enquanto no mês homólogo se encontrava nos 17,2 por cento.

Grécia Orçamento Crise Recessão PIB
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)