Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Os gloriosos 90 anos da rainha Isabel II

O Reino Unido celebra o aniversário de uma figura excecional.
José Carlos Marques 21 de Abril de 2016 às 01:09
Aos 90 anos, Isabel II mostra a mesma vitalidade de sempre
Aos 90 anos, Isabel II mostra a mesma vitalidade de sempre FOTO: Chris Jackson / Reuters

Quando nasce, Estaline é secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética. Portugal está a poucos dias da revolução de 28 de Maio, que dita o fim da I República e abre caminho à ditadura que, mais tarde, levaria Salazar ao poder. Na América, Thomas Edison defende as virtudes do cinema mudo; o mágico Houdini passa hora e meia debaixo de água; Al Capone espalha o terror em Chicago. Mussolini sobrevive a dois ataques violentos em Itália. Henry Ford revoluciona a indústria ao anunciar uma semana de cinco dias com oito horas diárias de trabalho para os seus funcionários. Babe Ruth deslumbra os fãs de baseball.


Na velha Inglaterra, Stanley Baldwin é o conservador que lidera o governo britânico pela segunda vez - e ainda voltaria a Downing Street para um terceiro mandato. O rei é Jorge V, avô de Isabel.

 

Elizabeth Alexandra Mary, ou Isabel Alexandra Maria, nasceu a 21 de Abril de 1926, em Londres, faz esta quinta-feira 90 anos. Filha do Príncipe Alberto, Duque de Iorque, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon, não era suposto ter chegado ao trono britânico. Mas o tio, Eduardo VIII, abdicou para se casar com a atriz americana Wallis Simpson – cujo estatuo de divorciada impedia a união em Inglaterra. Não havendo filhos, o irmão, ‘Bertie’ viu-se coroado com o nome de Jorge VI. Em 1952, a sua morte prematura pôs Isabel II à frente do Reino Unido. Tinha 25 anos e estava casada há cinco com Filipe, príncipe grego que se naturalizou britânico e a quem o pai de Isabel concedera o título de duque de Edimburgo.

 

Isabel II é a rainha mais velha em actividade e tem um dos reinados mais longos da história – já lá vão 64 anos.

 

O CM recorda a vida da rainha e recupera dois filmes de época que mostram a célebre viagem que Isabel II  fez a Portugal, em 1957. Uma viagem que a própria monarca classificaria como "a segunda lua de mel", com o marido, Filipe. 

 

Veja ainda a extensa fotogaleria que mostra os momentos mais marcantes da vida da monarca britânica, incluindo as peripécias que fizeram rir e chorar o palácio de Buckingham: o nascimento dos quatro filhos do casal real: o romance de sonho e o tormentoso divórcio de Carlos e Diana, a morte de Lady Di, a vida gloriosa da rainha mãe, que chegou aos 102 anos, ou os vários dramas e alegrias pessoais que a rainha pôs sempre em segundo plano - sempre abaixo dos deveres de chefe de Estado. 


O lote de imagens inclui a segunda visita de Isabel II a Portugal, em 1985, quando foi recebida pelo Presidente Ramalho Eanes.

rainha Isabel II aniversário reino unido 90 anos história
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)