Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Ossétia: Operação quase concluída

O Presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou esta segunda-feira que “está concluída grande parte da operação militar para impor a paz” na parte georgiana da região separatista da Ossétia do Sul.
11 de Agosto de 2008 às 11:28
Ossétia: Operação quase concluída
Ossétia: Operação quase concluída FOTO: Reuters

De acordo com a informação avançada por Medvedev, numa conferência de imprensa conjunta com o ministro da Defesa, Anatoli Serdiukov, a capital da Ossétia do Sul, Tskhinvali, “está sob controlo do contingente das forças de manutenção de paz russas'.

O presidente russo sublinhou que as tropas russas continuarão a fazer 'tudo o que  estiver ao seu alcance para defender a vida e dignidade dos cidadãos russos' que vivem naquela região separatista.

Por sua vez, o Estado Maior do Exército russo informou que as forças russas estão actualmente a realizar operações de “desarmamento, captura e limpeza” dos últimos grupos armados georgianos em Tskhinvali. Foi ainda revelado que os combates causaram a morte a 18 soldados russos e 52 feridos, entre os quais um general. É ainda desconhecido o paradeiro de 14 militares.

Entretanto, o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, assinou esta segunda-feira um documento unilateral de cessar-fogo na presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros da França, Bernard Kouchner, e da Finlândia, Alexander Stubb. Segundo noticiou a televisão georgiana, o documento vai ser entregue à parte russa por Kouchner e Stubb, que se deslocarão a Moscovo para se reunirem com dirigentes russos. Todavia, Moscovo já fez saber que não aceita a proposta de cessar-fogo. 

Quarta-feira, decorrerá, em Bruxelas, uma reunião extraordinária dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) sobre o conflito armado entre a Rússia e a Geórgia, tendo sido noticiado que Saakashvili aceitou quase todas as  propostas da UE e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para terminar o conflito.

Ver comentários