Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Pacto suicida mata nove

A Polícia japonesa encontrou os corpos de nove pessoas e suspeita de que se tratam de novos casos de pactos suicidas de grupo combinados através da Internet.
10 de Março de 2006 às 11:14
Os corpos asfixiados de cinco homens e uma mulher foram encontrados no interior de uma viatura na localidade de Chichibu, perto de Tóquio, enquanto outros três corpos, de um homem e duas mulheres, foram encontrados nas mesmas circunstâncias perto de Hirosaki.
Em Chichibu, as autoridades depararam-se com seis corpos no interior de uma carrinha. A viatura tinha as janelas seladas e no seu interior três aquecedores a carvão, que ainda estariam a funcionar quando os corpos foram encontrados.
As autoridades chinesas estão a investigar se os suicidas de Chichibu se conheceram através da Internet. No entanto, o aparente método de suicídio é similar a muitos outros grupos suicidas organizados através da internet.
Este achado macabro surge dois dias depois de a polícia de Hirosaki ter encontrado mais três corpos no interior de um carro selado. Neste caso, as autoridades apuraram que os três jovens se conheceram num hospital local e já haviam dado indícios de que desejam suicidar-se.
O Japão detém uma das mais altas taxas de suicídio a nível mundial. Os pactos de Internet são cada vez mais frequentes naquele país, onde os primeiros casos foram registados em 2003. Segundo as autoridades japonesas, 91 pessoas suicidaram-se em 2005 através destes pactos, em 2004 verificaram-se 55 suicídios nas mesmas condições e em 2003 foram contabilizados 34.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)