Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Papa hospitalizado para tratar gripe

O Papa João Paulo II, de 84 anos, foi hospitalizado de urgência, ontem à noite, devido a uma “grave infecção respiratória”, anunciaram fontes do Vaticano, adiantando que se tratou de uma mera medida “de precaução”.
2 de Fevereiro de 2005 às 01:21
De acordo com a agência italiana Ansa, o Sumo Pontífice foi admitido no Policlínico Gemelli, em Roma, por volta das 22h50 de ontem (21h50 em Lisboa). Cerca de uma hora depois, um porta-voz do Vaticano, padre Ciro Benedettini, confirmou a notícia, adiantando que o Papa “sofre de uma laringotraqueíte aguda e uma crise de laringoespasmo”, mas frisou que o seu internamento foi decidido pelos médicos apenas como “medida de precaução”. O Papa “não está internado nos Cuidados Intensivos”, adiantou a mesma fonte.
João Paulo II, recorde-se, cancelara toda a agenda para esta semana devido a gripe, após dar sinais de debilidade no Angelus de domingo, mas o porta-voz oficial do Vaticano, Joaquin Navarro Valls, afirmara ontem à tarde que o seu estado não era preocupante e que o Sumo Pontífice já nem tinha febre.
A última vez que João Paulo II cancelou a sua agenda por motivos de saúde foi em Setembro de 2003, devido a problemas intestinais. O Sumo Pontífice sofre de doença de Parkinson e já não consegue movimentar-se em público sem ajuda.
Recorde-se que foi no Policlínico Gemelli que João Paulo II se sujeitou a uma operação depois do atentado de 13 de Maio de 1981 na Praça de S. Pedro. Foi também ali que se submeteu a uma operação cirúrgica para remover um tumor benigno do cólon, em 1992.
João Paulo II é Papa desde Outubro de 1978 e o seu pontificado é considerado o mais longo da História.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)