Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Papa operado com êxito após queda

O Papa Bento XVI foi ontem operado com êxito após ter escorregado e fracturado o pulso direito numa queda durante o banho num chalé de montanha em Les Combes (Vale de Aosta), no Noroeste de Itália, onde passa férias.
18 de Julho de 2009 às 00:30
Ao deixar o hospital, o Papa acenou aos presentes com a mão esquerda
Ao deixar o hospital, o Papa acenou aos presentes com a mão esquerda FOTO: Alessandro Garofalo/Reuters

Após a queda, ao início da manhã, na sequência da qual Bento XVI, de 82 anos, sofreu uma "pequena fractura" no pulso direito, o Sumo Pontífice da Igrega Católica entrou pelo próprio pé nas Urgências do hospital Umberto Parini, em Vale de Aosta, depois de ter sido transportado de carro na companhia do secretário pessoal e guarda-costas. Antes de se deslocar ao hospital ainda celebrou missa e tomou o pequeno- almoço.

Depois de ter sido examinado no hospital, o Santo Padre foi submetido a uma cirurgia de 20 minutos, com anestesia local, realizada pelos médicos Manuel Mancini, chefe dos serviços de traumatologia do hospital, e Enrico Visetti, chefe de reanimação. Terminada a operação, o presidente do governo regional de Vale de Aosta, Augusto Rollandin, declarou que "tudo correu bem". Aliás, de acordo com o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, "não foi nada de grave", pelo que "não há motivo para preocupação". Aquele responsável fez questão de salientar que o Papa não se sentiu mal nem desmaiou antes da queda. Mas, por precaução, foi sujeito a um ‘check-up’.

Bento XVI, que vai ter o pulso engessado durante algum tempo, teve alta e regressou ao chalé, onde deverá permanecer até ao dia 29.

FORTALEZA DE FÉRIAS COM PIANO

O chalé em Vale de Aosta onde o Papa Bento XVI está a passar férias foi transformado numa verdadeira fortalaleza.

Pelo menos 200 agentes policiais foram destacados para vigiar a residência, enquanto nos bosques em redor da mansão foram colocados franco-atiradores. Nas ruas de acesso, túneis e estações intensificou-se o controlo.

Refira-se que Bento XVI ainda não fez qualquer excursão pela zona, limitando-se a curtos passeios pelas redondezas do chalé, propriedade dos Salesianos. Ao primeiro piso chegou já um novo piano, tendo sido ainda instalado um ‘barbecue’ e um enorme chapéu-de-sol no jardim. O Papa parte no dia 29 para a residência de Castelgandolfo, a 30 km de Roma.

SAIBA MAIS

QUEDA EM BRIXEN

Quando era ainda cardeal da Cúria de Roma, Bento XVI sofreu também uma queda, quando se encontrava de férias. Foi há cerca de 15 anos, em Brixen, no Norte de Itália: tropeçou e fracturou a cabeça.

2005 foi o ano em que Joseph Ratzinger foi eleito Papa. Nascido em 1927 na Baviera, Ratzinger era anteriormente o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

1997

Ano em que Ratzinger sofreu um acidente vascular que lhe deixou paralisada parte do rosto.

FUNDAÇÃO RATZINGER

Bento XVI criou a Fundação Ratzinger, que angaria fundos a partir da venda de livros e ensaios escritos pelo Papa. O dinheiro financia bolsas de estudo para estudantes em todo o Mundo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)