Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Papa reúne com líderes evangélicos

O ecumenismo foi hoje a nota dominante do segundo dia da visita do Papa Bento XVI à Alemanha. O ponto alto da jornada foi o encontro com os representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã, em Erfurt, cidade onde Martinho Lutero começou a pensar a Reforma, no séc. XVI.
23 de Setembro de 2011 às 18:15
Bento XVI encontrou-se com líderes evangélicos
Bento XVI encontrou-se com líderes evangélicos FOTO: Norbert Neetz/Epa

A escolha do Convento de Santo Agostinho para o encontro é significativa. Lutero viveu aí seis anos decisivos da sua formação e o facto de o Papa reunir nesse lugar com os líderes actuais da Igreja criada por ele simboliza a reaproximação de católicos e protestantes. Como sublinhou Nikolaus Schneider, líder evagélico alemão, “Lutero é um laço entre as duas Igrejas, pois pertence a ambas”.

Bento XVI reforçou esta ideia, afirmando que a espiritualidade de Lutero “está  centrada em Cristo”. Isso é o aspecto crucial para reforçar o ecumenismo nestes tempos de laicismo feroz, afirmou, pois a fé em Cristo  “é o fundamento imperecedouro da comunhão” das duas Igrejas. Bento XVI celebrou de seguida uma missa à qual assistiu a chanceler Angela Merkel, filha de um pastor luterano. 

papa bento xvi alemanha visita
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)